Buscando oferecer aos consumidores produtos certificados e reconhecidos, a gestora Luciana Castelli recebeu da CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, sediada em Coimbra, a atribuição da Carta de Unidade Produtiva Artesanal e a Carta de Artesão, nos termos do Decreto -Lei nº 41/2001, de 9 de fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei nº 110/2002, de 16 de abril e regulamentado pela Portaria n.º 1193/2003, de 13 de Outubro.
O reconhecimento conferido incide nas seguintes atividades:
Preparação e Fiação de Fibras Têxteis
Tecelagem
Confeção de Bonecos de Pano
A Carta de Artesão é o reconhecimento do exercício da atividade artesanal, que pressupõe o domínio dos saberes e técnicas que lhe são inerentes, bem como um apurado sentido estético e perícia manual, sendo a emissão deste título, a prova de reconhecimento destes domínios. Além disso, confere visibilidade e valorização à marca e aos produtos produzidos e comercializados.
Por sua vez, a AMIBA – Associação de Criadores de Bovinos da Raça Barrosã, que tem acompanhado todo o processo desde o seu início, atribuiu à marca “Linda Lã”, o selo NATIVA – Pura Raça Portuguesa, verificando a qualidade, a procedência e a autenticidade da lã recolhida, que posteriormente é utilizada para a fabricação dos mais diversos produtos.
Mas não ficamos por aqui. Outros selos e certificações já estão a caminho!