O Projeto de Requalificação da Lã da Bordaleira de Entre Douro e Minho e Churras do Minho, nasceu da necessidade de valorizar a lã produzida por essas duas raças de ovelhas, típicas da região .

Segundo a AMIBA – Associação de Criadores de Bovinos da Raça Barrosã, entidade gestora do Livro Genealógico, o declínio da atividade ameaça a sua continuidade. Pois, além da desvalorização da lã, o abandono da atividade agrícola pela população mais jovem, são também fatores a considerar. Assim como: o maneio reprodutivo e sanitário, a preservação e o melhoramento genético e a consequente manutenção da biodiversidade, característica dessa região.

Com AFURNA – Associação dos Antigos Habitantes de Vilarinho da Furna como promotora e o apoio da EDP, da Câmara Municipal de Terras de Bouro entre outras entidades parceiras, a Gestora de Negócios Internacionais Luciana Castelli criou uma metodologia de desenvolvimento regional sustentável, que trabalha desde a base da atividade, junto aos produtores, até o design de produtos inovadores.

Como resultados dessa metodologia de sucesso, foram desenvolvidos dois tipos de fios de lã 100% Portuguesa, tendo a sua qualidade, procedência e autenticidade verificada pela AMIBA.
O fio “Bordaleira Soft”, de espessura média, foi desenvolvido para trabalhos delicados.
Por ser macio e suave ao toque, pode ser usado para bebés e também em teares, tapeçarias e bordados.
O fio “Bordaleira Amigurumi”, de espessura mais fina e com uma tensão especial, foi desenvolvido especialmente para a técnica do Amigurumi, técnica japonesa, utilizada mundialmente para criar bonecos, feitos de crochê ou tricô.
Esse é o primeiro fio no mundo, 100% lã, desenvolvido especialmente para essa técnica!
Inovação, tecnologia, inteligência económica, a serviço da economia do trabalho e da sociologia!

Com o início dos trabalhos em Abril de 2023, podemos ver já o surgimento de alguns dos resultados positivos.
Entretanto, ainda há um longo caminho a percorrer, pois são grandes os desafios a serem vencidos.
Acompanhe as novidades e o desenvolvimento deste Projeto a partir do nosso BLOG de notícias.

Open chat
Olá
Posso ajudar?