Explorando a Arte do Fio

O Processo Detalhado por Trás do Fio Bordaleira Amigurumi

Como já foi referido aqui em artigos anteriores, o design de um produto passa inicialmente pelo processo de transformação da lã cardada e penteada em fio. As fibras da lã precisam estar em paralelo e podem fiar-se para obter um fio mais fino ou mais grosso, com mais ou menos tensão, com torção ou sem, com apenas um cabo ou mais do que um, dependendo do uso que se pretende dar a essa lã. Também poderá ter uma gama infinita de cores, a partir do tingimento das meadas, obtidas no processo de fiação.

Para o desenvolvimento do fio a que chamamos “Bordaleira Amigurumi”, buscamos um fio de produção de apenas um cabo e com tensão e textura que pudesse permitir a confeção de Amigurumis em lã 100%.

Amigurumi é uma técnica japonesa, para criar bonecos, a partir de formas geométricas, geralmente com cabeça e tronco em forma esférica e membros cilíndricos. A cabeça pode ou não conter nariz e boca. O corpo enfatiza olhos e cabeça grandes. Nesta técnica, prevalece o uso do ponto baixo, em crochet. Entretanto, podem também ser feitos em tricot.

O que torna esta técnica tão especial, é que cada um é único, por ser feito à mão, e sendo assim, não encontramos dois Amigurumis iguais.

A nossa aposta neste mercado, vem de encontro a uma lacuna encontrada em relação ao uso da lã, para os trabalhos em Amigurumi, que normalmente são feitos com fios de algodão, pois as lãs que existem não oferecem uma textura e uma tensão adequadas a esta técnica.

O investimento no desenvolvimento de um produto novo, é resultado de uma investigação detalhada de todo o conceito e o seu impacto. Envolve a ideia e definição do produto, estudos de mercado, análises técnicas, testes, protótipos, estratégias de marketing e métricas de valor, avaliações, “re-inovações”, ou até mesmo, a volta ao processo inicial.

Sendo assim, a introdução de um produto novo no mercado, corresponde a um processo complexo que evolui ao longo de um conjunto de inúmeras etapas, e segundo Crawford, “deverá ser contínuo, especialmente considerando que muitos dos desenvolvimentos nunca chegam ao mercado, apresentando uma taxa de insucesso de 25% a 45%” (Crawford, 1987; Cooper, 2001). 

A terminologia “produto novo” refere-se a um produto ou conceito, totalmente novo para o mercado, ou a um produto novo para a empresa, apesar de produtos semelhantes já existirem no mercado (Panwar, Dhananjay, 2007). No atual mundo globalizado, o ritmo de inovações e lançamentos no mercado é muito grande, e produtos concorrentes poderão surgir em qualquer parte do mundo. As classificações gerais para lançamento de novos produtos são: otimização de custos, melhorias de produto, extensões de linha, extensões de mercado, extensões de marca, e produtos novos ao mundo (Panwar, Dhananjay, 2007). 

Assim, após muitas pesquisas e investigações, idas e vindas ao atelier do Engenheiro Carlos Ferrão e muitos e muitos testes, conseguimos juntos, produzir um fio que oferece a tensão, a textura e a estrutura necessária ao desenvolvimento dos Amigurumis!

Chegamos a um produto inovador, produzido em 100% lã portuguesa.

Como referido, foram feitos inúmeros testes, em comparação com outros fios disponíveis no mercado. 

Fizemos contacto com a designer de Amigurumis Iana Mischenko. Ela dispõe de projetos exclusivos para Amigurumis, muito fáceis de seguir, até para quem não tem muita experiência no crochet. 

Nós escolhemos um dos seus projetos, a Boneca Mary, para desenvolver os testes com a lã Bordaleira Amigurumi, em comparação com outras marcas disponíveis no mercado. A nossa boneca ficou com 43 cm de altura, depois de pronta.

O resultado dos testes e análises pode ser verificado, a partir do link abaixo:

Os fios Bordaleira Amigurumi e os testados Catona, Catona Denim e Stone Washed da Scheepjes, ficaram bem semelhantes em textura e tamanho. Os fios em algodão, por serem mercerizados, possuem brilho. Além disso, a boneca feita com o fio Bordaleira Amigurumi ficou mais leve, pesando 343 gramas. A boneca feita com o fio de algodão, pesou 403 gramas. Ambas as bonecas feitas no nosso teste, foram cheias com lã cardada Churras do Minho.

Fizemos então, uma primeira paleta de cores básicas já disponíveis para venda na nossa loja online. Entretanto, essa edição é limitada, pois a lã disponível ainda é pouca. Para quem quiser adquirir o padrão da boneca Mary, entre outros produtos da designer  Iana Mischenko visite: https://dailydoll.shop/authors/YanaAndToys/

Picture of Luciana Castelli

Luciana Castelli

Partilhe nas Redes Sociais:

Comente o que achou:

Open chat
Olá
Posso ajudar?