Dentro das estratégias para a Requalificação da lã das ovelhas Bordaleira de Entre Douro e Minho e Churra do Minho, anunciamos uma importante parceria internacional, que pretende revolucionar a indústria da lã no norte de Portugal.
A marca portuguesa “Linda Lã”, especializada na produção desta nobre fibra, uniu forças com a marca brasileira – “Dona Rufina” – conhecida pelas suas práticas sustentáveis e inovação no setor.
Esta colaboração estratégica busca impulsionar a qualidade da lã Bordaleira em Portugal, oferecendo aos consumidores uma gama mais ampla de produtos ecológicos e luxuosos.
Dona Rufina é uma marca slow fashion (moda lenta) que produz bolsas e acessórios, pois acredita que a maneira de produzir e consumir diz muito sobre nós e sobre como queremos construir o futuro.
A marca nasceu do desejo de valorizar a cultura do Pampa Gaúcho (região localizada no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil), priorizando o local e com visão global.
Ao pesquisar sobre a lã para o seu projeto de mestrado, Luciana Bulcão, designer e idealizadora da marca, não só se apaixonou por esta fibra, como deu destino a uma parte da lã produzida na região, que estava a ser lançada fora, muito semelhante ao panorama que temos hoje em Portugal.
Luciana Bulcão é pesquisadora de moda e de território, mestre em Design Estratégico pela Unisinos e MBA em Gestão de Negócios de Moda pela Universidade madrileña Esden, na Espanha.
O acordo entre as duas marcas, prevê a troca de conhecimentos técnicos e experiências práticas entre as duas nações, visando aprimorar as características da lã Bordaleira. A parceria também abrirá portas para novas oportunidades de mercado, promovendo várias ações e estratégias que valorizam produtos premium e sustentáveis.
Este novo capítulo na história da indústria da lã Bordaleira, representa não apenas uma união de expertises, mas também um compromisso conjunto com a qualidade, a sustentabilidade e o respeito pelos animais. A expectativa é de que esta colaboração internacional, não só fortaleça a posição global da lã Bordaleira, mas também inspire outras iniciativas, que promovam a excelência na produção têxtil e o cuidado com o meio ambiente.