Projeto Pioneiro em Portugal

A marca “Linda Lã” foi criada a partir de um projeto pioneiro em Portugal: o Projeto de Requalificação da Lã da Bordaleira de Entre Douro e Minho e Churras do Minho, duas raças portuguesas autóctones, em vias de extinção, que produzem uma lã de excelente qualidade! 

O Projeto de Requalificação da Lã da Bordaleira de Entre Douro e Minho e Churras do Minho, nasceu da necessidade de valorizar a lã produzida por essas duas raças de ovelhas, típicas da região.

Segundo a AMIBA – Associação de Criadores de Bovinos da Raça Barrosã, entidade gestora do Livro Genealógico, o declínio da atividade ameaça a sua continuidade. Pois, além da desvalorização da lã, o abandono da atividade agrícola pela população mais jovem, são também fatores a considerar. Assim como: o maneio reprodutivo e sanitário, a preservação e o melhoramento genético e a consequente manutenção da biodiversidade, característica dessa região.

Com AFURNA – Associação dos Antigos Habitantes de Vilarinho da Furna como promotora e o apoio da EDP, da Câmara Municipal de Terras de Bouro entre outras entidades parceiras, a Gestora de Negócios Internacionais Luciana Castelli criou uma metodologia de desenvolvimento regional sustentável, que trabalha desde a base da atividade, junto aos produtores, até o design de produtos inovadores.

A partir dos trabalhos de investigação, Luciana Castelli traçou algumas estratégias para o desenvolvimento dos trabalhos, que começou com uma Formação para tosquiadores, no final do mês de Março de 2023.

Na ocasião, vários tosquiadores experientes, puderam participar do aperfeiçoamento de técnicas básicas de tosquia, sob a orientação do Formador Marty O´Connel, natural da Nova Zelândia e de sua esposa Susana, que também orientou na recolha e na forma de acondicionar o velo e na análise das suas características. 

O evento contou também com a presença de autoridades e parceiros.

Esse foi, com certeza, um importante marco no seguimento dos trabalhos!

Picture of Luciana Castelli

Luciana Castelli

Partilhe nas Redes Sociais:

Comente o que achou:

Open chat
Olá
Posso ajudar?